A celebração do Halloween tem como uma de suas bases o festival religioso celta do Samhain. Este, comumente praticado na Escócia e na Irlanda em período anterior à cristianização de suas populações.

Para os celtas, este festival religioso se associava ao período de morte da luminosidade solar e o início de uma estação de trevas no mundo. Seria também durante o período simbolicamente iniciado pelo Samhain que um portal entre o mundo dos vivos e dos mortos seria aberto, liberando diversos espíritos malignos em busca de vingança.

O Folclore por trás do Halloween

Oriunda do folclore associado a esta prática religiosa, a partir do século XVIII, a celebração do Halloween na Irlanda começou a ser também acompanhada da prática de imitar esses seres sobrenaturais que estariam soltos na Terra.

Segundo alguns historiadores, teria sido a partir de então que se iniciou a utilização de fantasias de Halloween.

Contudo, outros folcloristas e historiadores afirmam que esta prática de se fantasiar durante esta celebração seria originária da crença popular de que os espíritos das pessoas recém-mortas teriam uma segunda chance de promover não só suas vinganças, como também demonstrar aos vivos qual seria o destino final comum a todos após a morte.

Essa ideia de destino final, conhecida como “Dança Macabra”, foi largamente utilizada pela Igreja Católica durante a Idade Média como forma de promover os valores cristãos de desapego ao mundo material e necessidade de devoção ao mundo espiritual.

Segundo Sophie Conteh

No que tange a esta crença, segundo Sophie Conteh, a noite de Halloween seria a última chance dos espíritos em transição de promoverem vingança contra aqueles que lhes fizeram mal durante a vida.

Dessa forma, buscando evitar serem reconhecidas por qualquer espírito vingativo, as pessoas passaram a fazer uso de máscaras e fantasias para disfarçar suas identidades neste dia. 

Com o tempo e a transformação deste festival religioso em uma data comercial, as fantasias se transformaram no principal símbolo do Halloween disseminado pelas grandes indústrias de entretenimento, o que contribuiu decisivamente para a formação de sua imagem atual.

Coletânea de Fantasias de Halloween para você Arrasar no Dia das Bruxas

E aí, o que você achou dessas ideias de Fantasias de Halloween para Arrasar no Dia das Bruxas? Em breve traremos mais para vocês. Abraços Sombrios.

→ Confira Lindas Maquiagens Femininas para Arrasar no Halloween

→ Confira Lindas Maquiagens Femininas para Arrasar no Carnaval

Categorias: CuriosidadesGalerias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.